sábado, 10 de agosto de 2024

GAROTAS DOURADAS

O Brasil terminou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 neste sábado (10). O encerramento do evento ocorre no domingo (11).

O saldo brasileiro foi de 20 medalhas sendo 10 de bronze, 7 de prata e 3 de ouro. A maioria delas foram conquistadas por mulheres, inclusive os três ouros. 

O primeiro veio no Judô, com Beatriz Souza. Natural de Peruíbe, no litoral de São Paulo, a judoca venceu todas as suas lutas por Ippon. 

A segunda medalha dourada veio com Rebeca Andrade na ginástica artística. Depois de conquistar o bronze por equipe e as pratas no individual geral e no salto, Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica brasileira conquistando o ouro no Solo. Superando, inclusive, Simone Biles, que ficou com a prata no aparelho.

A ginasta brasileira tem agora seis medalhas olímpicas: duas em Tóquio (ouro e prata) e quatro em Paris (um ouro, duas pratas e um bronze). 

O terceiro ouro demorou, mas saiu na sexta-feira (09) no Vôlei de Praia feminino. A dupla Ana Patrícia e Duda venceram as canadenses Melissa Paredes e Brandie Wilkerson por dois sets a um e igualaram o feito de Atlanta 1996.

Na ocasião a dupla Jaqueline e Sandra Pires foram campeãs e conquistaram a primeira medalha de ouro na modalidade. 

O Vôlei de quadra feminino e o futebol feminino também tinham boas chances de levar o ouro. Porém, as meninas da quadra perderam para os EUA na semifinal e conquistaram o Bronze frente a Turquia neste sábado (10).

Já as meninas no campo foram para uma final olímpica após 16 anos de espera. E mais uma vez as norte-americanas ficaram com o ouro. Venceram por 1 a 0. As brasileiras voltaram a medalhar pela terceira vez com a prata. Havia sido assim em Sidney 2000 e Pequim 2008.

Mas fizeram uma campanha regular. Após balançar na fase de grupos e se classificar na última rodada, venceram a França nas quartas de final por 1x0 e as atuais campeãs mundiais, Espanha por 4x2 nas semifinais.

Outras medalhas conquistadas por mulheres foram: Rayssa Leal (bronze no skate street) Larissa Pimenta (bronze no Judô), Bia Ferreira  (boxe) e Tatiana Weston-Webb (surf).

A Marcha Atlética masculina surpreendeu e levou a prata com Caio Bomfim. Gabriel Medina foi bronze no surf porque na sua semifinal as ondas simplesmente não apareceram. Alisson dos Santos conquistou seu bronze nos 400m com barreiras. 

Isaquias Queiroz conquistou sua quinta medalha olímpica. Desta vez a prata após uma arrancada fenomenal denominada de "força da natureza".

E o Taekondoo voltou a medalhar na competição com Edvaldo Pontes. O bronze dele foi a terceira medalha da modalidade nos jogos. 

Natália Falavigna  em Pequim 2008 e Maicon Siqueira no Rio 2016 também foram bronze.

Agora é esperar mais 4 anos para vivermos tudo novamente. Desta vez em Los Angeles nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário